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quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Quarta-feira, 6 de Agosto de 2008

Bom dia! Seleção femenina de Footbol


video
Começou a Olimpiada Na China.
O Brasil estreou com um empate a seleção femenina contra a seleção da Alemanha, bom jogo em se tratando de estréia acho que o Brasil jogou bem. um empate está de bom tamanho.

Aparecido de Souza

Terça-feira, 5 de Agosto de 2008

Bom dia! Guarapa da Terra


Guarapa da terra
Cidão da Baiana
Maio de 1995

Garapa da terra
Moenda roncando
O trator virando a terra
Do meu pensamento
Garapa da terra
Tempo correndo
A chuva que caia
No meu tempo de criança

Terra boa
Terra vermelha
Ali eu brincava
Ali eu corria
Na beira do rio
Nas minhas travessuras
A terra boa
Terra querida
Do meu tempo
Que não volta mais

Debaixo da figueira
Vinha a rasteira
Dos amigos da terra
Dos amigos sim
Todos se foram
Alguns para lado
Outros que nunca
Mais eu as vi
Da terra eu tenho,
Sinto muitas saudades
Da minha terra

Terra boa
Dos canaviais
Da garapa da terra
Dos pantanais
Da lagoa
Os meus amigos
Todos enfim
Onde estão, não sei
Algum se lembra de mim
A minha terra
Garapa da terra
Noite sem fim
Luar tão bonito

Segunda-feira, 4 de Agosto de 2008

Bom dia!Pitangueiras SP

Bom dia Com amor e carinho Aparecido de Souza


















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Tronco CP-1935
Sobre o autor
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E. F. São Paulo-Goiaz (c. 1908-1927)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
PITANGUEIRAS
Município de Pitangueiras, SP
Linha-tronco - km 363,425 (1958) SP-1227
Inauguração: c. 1908
Uso atual: uso da Prefeitura com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1929

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até o final de 2000.

A ESTAÇÃO: Em 1906, a Prefeitura do município de Pitangueiras expediu uma concessão para que fosse construída uma pequena ferrovia que ligasse a sede do município à estação de Pitangueiras da Paulista, que ficava à margem direita do rio Mogi, dentro do município. Pelo que se pôde concluir, com a construção da linha, e a abertura de uma estação na sede, a estação da Paulista passou a se chamar Passagem, e a linha marcou também a abertura da estação de Pitangueiras, isto por volta de 1908. Em 1912, a E. F. São Paulo-Goiaz iniciou suas atividades e encampou a antiga ferrovia em sua linha, que começava em Passagem, na Paulista, e seguia até Viradouro, depois de passar por Ibitiúva. Em 1916, esse trecho foi unido, entre Ibitiúva e Bebedouro, até a outra linha da mesma empresa. Em 11/01/1927, o trecho da SPG entre Passagem e Bebedouro foi vendido à Companhia Paulista, que, quase que

ACIMA: Trem de passageiros na plataforma da estação de Pitangueiras, provavelmente nos anos 1950 (Acervo Marcello Talamo).
imediatamente, retificou-o e alargou sua bitola, transformando-a então em parte da sua nova linha-tronco. Essa data é a que a Paulista coloca em seus relatórios como sendo a da inauguração da estação, o que não é correto. A estação foi, então, reconstruída., em 1929, embarcando e desembarcando passageiros até março de 1998, quando o serviço de trens de passageiros, naquele trecho entre Araraquara e Barretos, acabou. Esteve completamente abandonada, no centro da cidade, mas em 2 de julho de 2004 a estação foi entregue restaurada pela Prefeitura.


1
2
3

4 As fotos de 1 a 4 são do acervo de Antonio Alberto Ravagnani e mostram a estação de Pitangueiras em 1975. Seu pai, Wilson Ravagnani... ...aparece em duas das fotos e era o chefe da estação. A casa qua aparece ao fundo nas fotos 2 e 4 pertendedram até 1927 à administração da E. F. São Paulo-Goiaz, dona da ferrovia até esse ano.

A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht
A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht
A estação em 30/04/2003 . Foto Hermes Y. Hinuy

A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras

A estação de Pitangueiras, em 02/2005. Foto O. Pomini

Atualização: 17.09.2007

Página elaborada por Ra

Domingo, 3 de Agosto de 2008

Bom Dia! Até que enfim Choveu

Tepois de um longo tenebroso inferno, até que enfim veio o que todos esperavam a Bendita Chuva, veio que a calhar porque estava meio que russo esta longa estiagem
muita poeira, e os paulistano, em umasó chiadeira. Viva a Chuva, que venha mais...

Domingo Colorido
cidão da baiana/2708/1995

Domingo lindo de Sol
Dia claro, vejo colorido
Claros ameno na mente
Dia tão bonito
Dia tão bonito
Sentir ver passar odia
Só pensando em você
Andar por ai
Na rua com você
Neste dia colorido
Raios brilhante do sol
Encontor aqui sozinho
Só pensando em você

Ver passar o domingo
Tão triste e sózinho
Ver o colorido
Passar por mim
Na esperança
De ver você chegar
No domingo colorido
Ir pra cidade
Andar neste domingo
Fico a esperar
Você chegar
Convidar prá sair
Me convidar prá sair

Aparecido de Souza
Saão Paulo,31/07/2008

Sábado, 2 de Agosto de 2008

Bom dia! Bom dia Poema em Prosa


POEMA EM PROSA

NA TRILHA....
CIDÃO DA BAIANA 16/09/2007


ESTOU SOZINHO, PENSANDO NO PASSADO
LEMBRO-ME DE TUDO, ATÉ DO PULSAR DO MEU CORAÇÃO
DAS PASSARADAS, DO VOAR, ATÉ DOS CANTIGOS
A BRISA QUE CAIA, NAS MANHÃS DO MEU RECANTO
TUDO AO LONGE, MAS PERTO DO MEU PENSAMENTO
DAS MOLECAGENS, DAS FAÇANHAS DE CRIANÇAS
EU COMO SE DIZ, ERA O FAMOSO TÊU, NA SURDINA
DAVA MEUS PULOS NOS NINHOS DAS GALINHAS DA FAZENDA
NOS CANAVIAIS, NAS MOITAS EM RODA DA SÉDE
ERA MEU DIVERTIMENTO, GARANTIA A MISTURA DE CASA
FOI SE, OS ANOS DOURADOS DE VIDA,EU ERA FELIZ E NÃO SABIA
O VENTO FEZ CURVA, ESTAVA NA MOCIDADE, PRA SOBREVIVER
DAVA UM DURO NO CABO SÊCO, COM MÃOS CALEJADAS
SURGIU ENFIM UMA OPORTUNIDADE, EU ERA UM TRATORISTA
CONHECI PALMO A PALMO AS TERRAS DA FAZENDA
DE TANTO ARAR, PLANTAR, E COLHER PRODUTIVIDADE
CANSADO DA LIDA, SURGIU MEU AMOR ÚNICO
NÃO TINHA NADA PRA DAR, E NEM SIQUER CASAR
SÊLEI UM ACÔRDO, ANOS DE TRABALHOS, MIGALHAS
DECIDIDO A CAIR NO MUNDO, LIVRE COMO UM PASSÁRO
MAS ADECISÃO FOI EM VÃO: FUGI COM ADOLECENTE
PUSERAM A POLICIA, NA ESTAÇÃO DE TREM, NO FUNDO DO QUINTAL
NO CANAVIAL, NA MIUDA CURTIA O GRANDE FEITO
CASEI, MORO NA TERRA DE TODOS OS BRASILEIROS
VIVO FELIZ, GRAÇAS A DEUS, A TRANCOS E BARRANCOS....

APARECIDO DE SOUZA 16/09/2007 SÃO PAULO.

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2008

!Bom Dia Paulo Salim Maluf! Agosto mês de cachorro que não é louco


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Paulo Maluf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atenção – Este artigo descreve pessoas ou fatos relacionados às Eleições no Brasil. Sua edição é liberada e encorajada, mas tais modificações serão constantemente submetidas à análise de outros editores para evitar que o artigo
se torne parcial, panfletário ou sujeito a possíveis vandalismos.
Em caso de dúvida quanto à sua modificação, exponha suas idéias na página de discussão.
Paulo Maluf
Paulo Maluf
Governador de São Paulo
Mandato:15 de março de 1979
a 14 de maio de 1982
Precedido por:Paulo Egídio Martins
Sucedido por:José Maria Marin
Prefeito de São Paulo
Mandato: - 8 de abril de 1969
a 7 de abril de 1971
- 1 de janeiro de 1993
a 1 de janeiro de 1997
Precedido por:Faria Lima (1º)
Luiza Erundina (2º)
Sucedido por:Figueiredo Ferraz (1º)
Celso Pitta (2º)
Nascimento3 de Setembro de 1931 (76 anos)
São Paulo
Primeira-dama:Sylvia Lutfalla
Partido político:ARENA, PP
Profissão:empresário, engenheiro e político
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Paulo Maluf em Brasília no dia20 de dezembro de 2006.
Paulo Maluf em Brasília no dia
20 de dezembro de 2006.

Paulo Salim Maluf (São Paulo, 3 de setembro de 1931) é um empresário dono da Eucatex, engenheiro e político brasileiro de origem libanesa. Foi duas vezes prefeito de São Paulo, secretário de transportes e governador do Estado de São Paulo. Filiado ao Partido Progressista (PP), é presidente do diretório paulista do partido, atualmente exerce o cargo de deputado federal por São Paulo, com a maior votação do país nas eleições de 2006, quando recebeu 739.827 votos dos paulistas. Atualmente concorre ao cargo de prefeito de São Paulo pelo PP nas eleições a serem realizadas no final de 2008.

É conhecido por seus seguidores como o Doutor Paulo.[carece de fontes?]

Índice

[esconder]

[editar] História

Filho do imigrante libanês Salim Farah Maluf e de Maria Estéfeno Maluf, uma família de industriais que no início do século passado resolveu investir na América do Sul, no início fabricavam compensados e outros laminados prensados, quando fundaram a Eucatex, a maior empresa do setor madeireiro da América Latina.

Ingressa na política no movimento estudantil da Universidade de São Paulo, onde durante o curso de engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo faz parte do Grêmio dos Estudantes da Faculdade. Forma-se em 1954, passando a ser diretor-superintendente das empresas da família, que são comandadas por seu irmão Roberto. Em 1955 casou-se com Sylvia Lutfalla com quem tem quatro filhos e treze netos.

Em 1964, tornou-se vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, sendo empossado em 30 de março, um dia antes da queda do presidente João Goulart. O sogro de Maluf, o industrial Fuad Lutfalla, era um dos líderes do Ipes, uma das entidades simpáticas à Revolução de 1964.

Com a eleição do marechal Arthur da Costa e Silva para presidente da República pelo Congresso Nacional em 1967, Maluf foi indicado para a presidência da Caixa Econômica Federal em São Paulo, a qual dirigiu nos anos de 1967 e 1968.

[editar] Prefeito de São Paulo (1969-1971)

Maluf foi nomeado prefeito de São Paulo para o período de 1969 a 1971, por indicação do presidente da República, Costa e Silva e com o apoio de Delfim Netto a contragosto do governador do estado Abreu Sodré, que preferia indicar o seu secretário da fazenda, Luiz Arrobas Martins. Mas durante uma reunião na sede do governo paulista, Martins fez críticas ao poder central. O conteúdo da reunião chegou a Brasília e o governador precisou trocar de candidato e nomeou Maluf.

Sendo engenheiro, Maluf sempre priorizou as obras, sendo a principal o Minhocão, obra hoje muito criticada, pois provocou a degradação do bairro Santa Cecilia e impediu que o Metrô fosse construído sob a avenida São João, como era o projeto original. Hoje se discute inclusive a demolição desta obra.{carece de fontes} Outra obras foram vários viadutos e trechos das avenidas marginais dos rios Pinheiros e Tietê.

[editar] Secretário dos Transportes (1971-1975)

Tão logo concluiu seu mandato de prefeito, Maluf foi Secretário de Transportes do governo do estado de São Paulo na gestão Laudo Natel (1971-1975). Durante esse período, inaugurou a primeira etapa do metrô de São Paulo, a Linha Norte-Sul (chamada hoje de "Linha 1 - Azul"), que opera desde o dia 14 de setembro de 1974 e que estava sendo construído desde 1968. Como secretário, também acelerou a construção das Rodovias Imigrantes e Bandeirantes. Em 1974, tentou ser indicado candidato ao Senado, mas o presidente Ernesto Geisel já havia escolhido Carvalho Pinto (que seria derrotado por Orestes Quércia), o que levou Maluf a desistir. Retomou suas atividades na Associação Comercial e, em 1976, foi eleito presidente da entidade. Em 1978 foi eleito Homem Visão 78 pela já extinta Revista Visão.

[editar] Governador de São Paulo (1979-1982)

Em 1977, começou a articular para chegar ao governo de São Paulo. Maluf apostara na candidatura à Presidência do Ministro do Exército, Sílvio Frota, que pertencia à linha-dura do Regime Militar. O presidente Geisel, que apoiava o general João Baptista Figueiredo, demitiu Frota em 12 de outubro de 1977. Sem esperança de ser indicado pelo presidente, Maluf visitou todos os 1.261 delegados que votariam na convenção da Arena. Em abril daquele ano, Geisel escolheu Laudo Natel que, confiante, sequer procurou os delegados. Na convenção da Arena, em 4 de junho de 1978, Maluf cumprimentava todos os arenistas chamando-os pelo nome e venceu por 617 votos, ante os 589 obtidos por Natel. Disputou então a vaga no Colégio Eleitoral como candidato oficial da Arena, e, sem concorrente, foi eleito governador do Estado de São Paulo em 1 de setembro de 1978, mesma data em que Amaral Furlan preencheu a vaga de senador "biônico" nos termos da legislação vigente.

Como governador fez uma tentativa de encontrar petróleo no estado de São Paulo, com a criação de uma estatal chamada Paulipetro, através da assinatura de um contrato de risco com a Petrobras, que fracassou. Segundo o Departamento de Engenharia de Petróleo, "o tempo foi muito curto, de 1980 a 1982, para que os esforços do governo paulista aparecessem, pois o processo de prospecção é longo e depende quase sempre de várias tentativas de perfuração no mesmo lugar". De qualquer maneira, alguns poços escavados em que o petróleo não foi encontrado foram aproveitados pela Sabesp para captação e distribuição de água em alguns municípios do interior

Em termos de saneamento básico, inaugurou obras da Sabesp na capital e interior, sendo as mais importantes os primeiros interceptores de esgotos no Rio Pinheiros, a primeira fase da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri e a terceira fase da Estação de Tratamento de Água do Guaraú. São também realizações do Governo Maluf a expansão da linha Leste-Oeste de Metrô (a atual Linha 3 - Vermelha) até o Tatuapé (para leste) e até a República (para Oeste), a Rodovia dos Trabalhadores (renomeada em 1994 como "Rodovia Ayrton Senna"), a Rodovia Mogi-Bertioga, a Ponte do Mar Pequeno, o Terminal Rodoviário Tietê e, em parceria com o governo federal, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (concluído após o fim de sua gestão, em 1985). Iniciou as usinas hidrelétricas de Nova Anhanguera, Porto Primavera e de Rosana.

Houve um incidente, durante seu governo, fartamente explorado pela oposição: O episódio na Freguesia do Ó, houve choques entre apoidores e opositores de Maluf durante uma manifestação pública de cunho antimalufista, fato este que foi objeto de uma CPI inconclusiva na Assembléia Legislativa paulista.

No governo de Paulo Maluf, a VASP foi pivô de um grande escândalo. Assim, em agosto de 1980, a Assembléia Legislativa do estado criou uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar denúncias de irregularidades na administração da VASP. Vários problemas foram encontrados, entre eles o desaparecimento de 2,7 milhões de litros de combustível, explicada por Calim Eid, chefe da Casa Civil, em razão da “evaporação natural”, sumiço de peças de reposição, concorrências fraudulentas, falsificação contábil, distribuição de milhares de bilhetes aéreos e uso político da empresa. Também a TV Cultura foi acusada de ser um braço de comunicações no período, abandonando a postura independente que mantinha do governo do estado. Também marca o seu governo a tentativa frustrada de construir uma nova capital para o Estado, que se chamaria Anchieta. A emenda à Constituição estadual necessária para tal fim foi rejeitada pela Assembléia Legislativa em meados de 1980.

Maluf trasladou, em 1982, para o Monumento do Ipiranga, os restos mortais da 2º imperatriz do Brasil, Dona Amélia de Leuchtenberg.

Durante seu mandato o município de São Paulo foi administrado por Reynaldo de Barros que, em 1982, perdeu a eleição para o governo do estado, num pleito disputado também por Rogê Ferreira, Jânio Quadros, Luiz Inácio Lula da Silva e Franco Montoro, este último o vitorioso.

Maluf jamais trocou de partido, embora a sigla tenha mudado ao longo dos anos: de Arena para PDS (em 1980), que mudou para PPR (em 1993), que virou PPB (em 1995), e que desde 2003 é PP (Partido Progressista).

[editar] Deputado federal (1982-1986)

21 de julho de 2006
21 de julho de 2006

Em 1982 renunciou ao governo do estado dando lugar ao vice, José Maria Marin, para disputar uma vaga de deputado federal sendo eleito com 672.927 votos, sagrando-se o mais votado da história do país até 2002 quando o médico Enéas Carneiro obteve 1.573.642 votos. Na Câmara dos Deputados (1983-1987) foi contra a emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para Presidente da República em 15 de novembro de 1984 e mesmo tendo comparecido a apenas quatro votações, articulou sua primeira candidatura à Presidência da República via Colégio Eleitoral derrotando Mário Andreazza, então Ministro do Interior, por 493 votos a 350 votos na convenção nacional do PDS realizada em 11 de agosto de 1984.

Tal resultado, porém, causou descontentamento entre os "andreazzistas" e gerou contrariedade para o presidente João Figueiredo. A vitória de Maluf foi o estopim para que os dissidentes governistas se alinhassem ao oposicionista Tancredo Neves, algo evidenciado pelo apoio de nomes como o do vice-presidente Aureliano Chaves, dos senadores José Sarney, Marco Maciel e Jorge Bornhausen, além de Antônio Carlos Magalhães. Destes, Sarney foi indicado vice-presidente na chapa oposicionista e se filiou ao PMDB em 13 de agosto de 1984 e os demais estruturaram a dissidência da Frente Liberal, embrião do Partido da Frente Liberal (fundado em 24 de janeiro de 1985, hoje Democratas).

Articulados, os adversários de Paulo Maluf (que tinha o deputado federal Flávio Marcílio, do Ceará, como candidato a vice-presidente) formaram a Aliança Democrática derrotando Maluf por 480 votos contra 180 e 26 abstenções. Tancredo Neves, entretanto, não chegou a tomar posse e em seu lugar assumiu o vice-presidente José Sarney, dando início à chamada Nova República.

[editar] Derrotas em eleições majoritárias

Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes
ATENÇÃO: seção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé.

Meses após ser derrotado no Colégio Eleitoral Paulo Maluf retornou à cena política como um dos artífices da vitória do ex-presidente Jânio Quadros (PTB) sobre o senador Fernando Henrique Cardoso (PMDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo, num resultado que desmentiu os prognósticos dos institutos de pesquisa.

Porém, o esperado apoio do PTB à sua candidatura ao governo de São Paulo em 1986 não aconteceu, visto que a legenda lançou o nome do empresário Antônio Ermírio de Morais, com quem Maluf polemizou ao longo de toda a campanha. Contudo os dois foram derrotados pelo então vice-governador Orestes Quércia, candidato do PMDB, anabolizado pelo plano cruzado. Maluf terminou a disputa em terceiro lugar. Outro revés em sua carreira aconteceu em 1988 quando perdeu a eleição para prefeito de São Paulo para a deputada estadual Luiza Erundina do PT que, segundo analistas políticos, foi favorecida pela ocupação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda pelo Exército durante uma greve sendo que Maluf liderava as pesquisas até a última semana de campanha.

Cabe ressaltar que tanto em 1986 quanto em 1988 não havia o dispositivo do segundo turno em eleições majoritárias, algo que só passaria a viger após publicada a Constituição Federal com aplicação a partir de 1989, ano das primeiras eleições diretas para presidente em quase trinta anos. Referendado candidato a presidente pelo PDS após derrotar em convenção o prefeito de Florianópolis Esperidião Amin, Maluf partiu para a campanha ficando em quinto lugar, atrás de nomes como os de Mário Covas e Leonel Brizola.

No segundo turno das eleições presidenciais de 1989, Maluf hipotecou seu apoio a Fernando Collor de Mello, que derrotaria Luiz Inácio Lula da Silva. Na sua campanha presidencial defendeu em ato público penas mais rigorosas para estupro seguido de homicídio, por meio da frase "Tá bom, está com vontade sexual, estupra mas não mata!", que acabou veiculada nos meios de comunicação como uma apologia ao estupro e não como uma condenação a tão horrendo crime.

Em 1990 venceu o primeiro turno das eleições para o governo de São Paulo, sendo derrotado na rodada final por Luiz Antônio Fleury Filho do PMDB, apoiado ostensivamente pelo governador Orestes Quércia. Foi a sua quinta derrota em cinco anos, a quarta em eleições diretas.

[editar] Retorno à prefeitura de São Paulo (1993-1997)

Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes
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Após sete anos de reveses Maluf ganha a eleição para a prefeitura de São Paulo em 1992 derrotando o senador Eduardo Suplicy (PT) em segundo turno. Contribuíram para a sua vitória a imagem de tocador de obras, de realizador e a sua facilidade de comunicação, ao passo que seu adversário não possuía a mesma empatia de comunicação (em especial na televisão) e estava concorrendo na condição de candidato situacionista tendo que defender as realizações e os erros da administração Luiza Erundina, correligionária de Eduardo Suplicy.

Em seu segundo mandato como prefeito alcançou o maior índice de aprovação da história de São Paulo, com cerca de 93%, porcentagem assentada em especial nos projetos sociais implantados por ele como o Cingapura e o Leve Leite, além da reestruturação do sistema de saúde através do PAS (Plano de Atendimento à Saúde). Para conseguir dinheiro para obras, Celso Pitta, secretário de finanças, emite Títulos Públicos, alegadamente para pagamento de precatórias, cujos recursos entretanto são desviados, endividando a Prefeitura muito acima do limite suportável.

Além disso, Maluf realizou novas obras viárias por toda a cidade, gerando vários empregos temporários na construção civil, mas contribuindo para o aumento da frota de automóveis em circulação, em detrimento do transporte coletivo. Entre estas obras, a avenida Aguas Espraidas, hoje Roberto Marinho, com várias denúncias de superfaturamento — custo superior, por metro quadrado, ao da construção do Eurotúnel, sob o canal da Mancha, dizia-se à época, porém tal acusação fora desmentida visto que o túnel do Canal da Mancha teve um custo de 14 Bilhões de reais.

Retomou as obras viárias da gestão Jânio Quadros que foram interrompidas por Luiza Erundina como os túneis sob o Rio Pinheiros . Também construiu os túneis sob o Parque do Ibirapuera, a Passagem Tom Jobim, a Avenida Jacu-Pêssego, a Ponte Júlio de Mesquita Filho, a Avenida Escola Politécnica, entre outras. Em quase todas as obras houve denuncias de superfaturamento e corrupção, nunca comprovadas.

Em 1996, graças à sua popularidade elevada ungiu Celso Pitta como seu sucessor ao custo também de uma frase lapidar: "Votem no Pitta. Se ele não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim". Pouco depois, Maluf e Pitta tornar-se-iam adversários políticos e a péssima atuação desse último à frente do cargo acabou por prejudicar gravemente a imagem de Maluf, tanto que o mesmo foi derrotado por Mário Covas (PSDB) na disputa pelo governo do estado em 1998 e por Marta Suplicy (PT) em nova contenda pela prefeitura da capital paulista no ano 2000.

Nos anos vindouros o capital político de Maluf refluiu a ponto de o mesmo ter sido alijado do segundo turno nas eleições para o governo de São Paulo em 2002 (quando o tucano Geraldo Alckmin derrotou o petista José Genoíno) e para a prefeitura paulistana em 2004 num novo embate entre PSDB e PT quando José Serra impediu a reeleição de Marta Suplicy. O desempenho de Paulo Maluf nesse último ano foi de apenas 12% dos votos.

Diante da necessidade de recompor sua influência e escapar dos processos criminais, abdicou de uma nova disputa pelo Palácio dos Bandeirantes em 2006 e candidatou-se a deputado federal sendo eleito com a maior votação do país com 739.827 votos segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Em 24 de julho de 2007 foi eleito presidente do diretório paulista do PP, demonstrando sua influência no partido.

[editar] Denúncias e prisão

Preso em 2005 acusado de intimidar uma testemunha, permaneceu na cárcere sede da Polícia Federal de São Paulo de 10 de setembro a 20 de outubro de 2005 (totalizando 40 dias). Este episódio ocorreu após as graves denúncias de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção e crime contra o sistema financeiro (evasão fiscal). O STF julgou que a prisão de Paulo Maluf era juridicamente ilegal, pois sua saúde seria frágil para permanecer preso, autorizando assim a sua saída da prisão.[1] Os jornais denunciaram à época que apesar da saúde frágil, Maluf no dia seguinte foi encontrado comendo pastéis e tomando chope em Campos do Jordão.[2] Atualmente, Paulo Maluf é deputado federal.

O Superior Tribunal de Justiça condenou em 2006 Paulo Maluf a pagar uma multa de R$1,2 milhão pela contratação irregular da TV Globo para cobrir a Maratona de São Paulo.[3]

A Justiça brasileira possui uma série de documentos que indicam uma movimentação de US$ 446 milhões em contas em nome de Paulo Maluf no exterior. Tendo, inclusive, seu genro admitido à Justiça que movimentou recursos ilegais nestas contas.[4]

[editar] Jersey

Paulo Maluf é acusado pela justiça brasileira de ter uma vultosa conta no paraíso fiscal das ilhas Jersey.[5] Em 10 de junho de 2006 o jornal Folha de S. Paulo revelou que a polícia da ilha de Jersey, paraíso fiscal no canal da Mancha, bloqueou contas com cerca de US$ 200 milhões de Paulo Maluf e seus familiares.[6].[7][8]

[editar] Candidato a prefeitura de São Paulo em 2008

Apesar das últimas derrotas em eleições majoritárias, Paulo Maluf concorrerá mais uma vez à prefeitura de São Paulo, após ganhar a indicação do Partido Progressista com 90% dos votos, contra 6% do deputado Celso Russomanno e 4% de abstenções. Agora como candidato Paulo Maluf acredita que irá ao segundo turno,[carece de fontes?] pois com a divisão de votos entre os candidatos ele pode tirar vantagem devido ao seu eleitorado fiel que hoje gira em torno de 16% dos votos na capital. Seus principais oponentes até agora são: Marta Suplicy, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. Na convenção do partido recebeu o apoio de Ana Maria Braga, apresentadora da Rede Globo, que pediu votos para o candidato.[9][10]

[editar] Linha do tempo

  • 1931: Nasce, na cidade de São Paulo
  • 1954: Forma-se engenheiro civil pela Poli-USP
  • 1955: Casa-se com Sílvia Lutfalla
  • 1964: Torna-se vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo
  • 1967: Presidente da Caixa Econômica Federal
  • 1969: Nomeado prefeito de São Paulo
  • 1971: Término do mandato de prefeito de São Paulo
Nomeado Secretário de Transportes do estado de São Paulo
  • 1975: Deixa a Secretaria de Transportes do estado de São Paulo
  • 1976: Torna-se presidente da Associação Comercial de São Paulo
  • 1979: Assume como governador de São Paulo pelo ARENA
  • 1982: Término do mandato como governador de São Paulo
  • 1982: Eleito deputado federal pelo PDS-SP
  • 1987: Término do mandato como deputado federal
  • 1992: Eleito prefeito de São Paulo pelo PDS
  • 1997: Término do mandato de prefeito de São Paulo
  • 2005: Permanece quarenta dias preso na cárcere sede da Polícia Federal de São Paulo
  • 2006: Eleito deputado federal por São Paulo, com a maior votação do Brasil
  • 2007: Toma posse como deputado federal por São Paulo.
  • 2008: Indicado candidato a prefeito pelo PP com 90% dos votos.

[editar] Processos aos quais responde

Numa matéria do jornal O Estado de S. Paulo de 10 de setembro de 2005 alega-se que Paulo Maluf já enfrentou mais de 150 processos, no entanto, até aquele momento não haviam se apresentado consistentes, nesse sentido, mesmo com algumas acusações a averiguar, em 2006, Paulo Maluf concorreu as eleições, tornando-se o deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 739 mil votos.

A seguir apresenta-se uma lista com os principais processos ainda em trâmite legal.

No Supremo Tribunal Federal responde por:

No Superior Tribunal de Justiça responde por:

  • Improbidade administrativa (Recurso Especial 848564)
  • Dano ao meio ambiente (Recurso Especial 793200)
  • Ação civil pública por improbidade administrativa (Recurso Especial 793197)
  • Ação civil pública por improbidade administrativa (Recurso Especial 782841)
  • Ação civil pública por improbidade administrativa (Recurso Especial 765985)
  • Ação civil pública por dano ao patrimônio público (Recurso Especial 763125)

No Ministério Público Estadual de São Paulo responde por:

  • Dois processos sobre suposto desvio de dinheiro[11]
    • Na construção da avenida Águas Espraiadas tramitam na Promotoria da Cidadania do Ministério Público Estadual de São Paulo.
    • Na Fazenda Pública. Devido ao processo cível que tramita na quarta Vara da Fazenda Pública todos os seus bens foram bloqueados.

Notas

[editar] Ver também

[editar] Outras fontes

Almanaque Abril 1986. 12ª edição. São Paulo, Abril, 1986.
Almanaque Abril 2003. Vol. I. 29ª edição. São Paulo, Abril, 2003.
Revista Istoé Nº2010 Ano 31.
Web Site Duda Mendonça [1]

[editar] Ligações externas


Precedido por
Faria Lima
Prefeito de São Paulo
19691971
Sucedido por
Figueiredo Ferraz
Precedido por
Paulo Egídio Martins
Governador de São Paulo
19791982
Sucedido por
José Maria Marin
Precedido por
Luiza Erundina
Prefeito de São Paulo
19931997
Sucedido por
Celso Pitta


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